sexta-feira, 5 de julho de 2013

Projeto do 4º e 5º ano para Conferência Sustentabilidade na Escola : Como fazer uma composteira

Os restos orgânicos (cascas e restos de comida), quando decompostos corretamente em composteiras, têm potencial para serem reutilizados como solo fértil. Veja como implantar esta medida na escola.
Você vai precisar de:
- buraco no solo com cerca de 1m3 ou recipiente de madeira ou tijolos com a mesma medida
- sobras de alimentos
- papéis, papelão e palha
- água
- tampa de madeira ou lona para cobrir a composteira
- 1 pá
Como fazer
1) No buraco no solo ou recipiente de madeira ou tijolos, coloque os resíduos na proporção de 25% de restos de comida e 75% de materiais secos - papéis, papelão e palha. É preciso respeitar essas quantidades para que os alimentos não se tornem uma massa compacta e mal cheirosa. Pequenos espaços entre a comida e os materiais secos garantem o ar necessário para o processo de decomposição acontecer.
2) Ponha mais material seco em cima da pilha, umedeça bastante com água e depois cubra a composteira.
3) Deixe descansar por cerca de 15 dias. Depois disso, revire o material com a ajuda da pá, mais ou menos uma vez por semana e acrescente água sempre que a mistura estiver seca demais.
4) A duração do processo pode variar em função da quantidade de resíduos e da umidade disponível, entre outros fatores. Por isso, é importante estar atento à transformação que passa a acontecer - o lixo começa a ganhar o aspecto de solo fértil. Quando isso acontecer, o novo solo pode ser usado para cultivo de hortaliças, plantas e flores. Se a muda for muito pequena e a aparência do solo estiver ruim, recomenda-se peneirá-lo antes do uso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário